Mensagem da presidente da SPGPAG sobre o XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

Caros Colegas da SPGPAG,

Como principal responsável da nossa Sociedade venho partilhar convosco quão importante me parece o XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo que se vai realizar brevemente entre 22 e 24 de Outubro próximos. Estes eventos iniciaram-se em 1989, ainda impulsionados pelo Prof. Eduardo Luís Cortesão, figura maior da Psiquiatria e Psicoterapia Analítica em Portugal quer em contexto institucional quer privado, trabalhando com doentes predominantemente neuróticos e com doentes graves, no ambulatório e nos hospitais. 

Foi Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Nova tendo a sua tese sido sobre “Grupanálise – teoria e técnica”. 

Foi o fundador da nossa Sociedade.

Fez a sua formação com Foulkes na Group Analytic Society e em Psicanálise na British Society of Psychoanalysis. Era um homem que soube fazer pontes entre Portugal e Brasil, o mundo anglo-saxónico e o sul-americano, entre a clínica e a academia, entre o intra e interpsíquico e o social.

Procurava sempre estudar e incentivar o nosso estudo dos novos autores que iam surgindo no nosso mundo da psicoterapia analítica. Era um exemplo de curiosidade, de honestidade conceptual, exigência e também de dádiva: ensinava o que sabia!!! e estimulava a discussão!
Penso que foi um dos modelos estruturantes da nossa Sociedade.

Criou um corpo teórico-técnico que se tem desenvolvido e com capacidade de integrar novos aportes. TODOS podemos continuar este trabalho, por muito difícil que às vezes possa parecer. 

A nossa formação grupanalítica pode competir e adaptar-se a várias necessidades.

Os Encontros Luso-Brasileiros, particularmente este que não obriga a deslocações, são oportunidades fantásticas de estabelecermos novas pontes, novos vínculos, facilitados e fortalecidos pela enorme mais valia de uma língua comum. Continuamos a poder ser pontes entre os mundos: Português, Espanhol e Inglês e mesmo Francófono, na nossa área!

Vamos Todos lá partilhar o muito que sabemos e aprender, construir dúvidas que serão raízes de novas perspectivas! 

O programa, que está no site, é extremamente variado, repleto de grupos experienciais e de discussão!!!!!

Ainda estamos a tempo de nos inscrevermos!

Saudações cordiais e… até ao XV Encontro Luso-Brasileiro!

Isaura Manso Neto

LINKS DE ACESSO RÁPIDO:
INSCRIÇÃO – Clique aqui
PROGRAMA – Clique aqui