Formação externa da SPGPAG 2024 – ESCOLA DE PAIS GRUPANALÍTICA: INTERVENÇÃO DE GRUPANÁLISE APLICADA AO TRABALHO COM PAIS | 22 de JUNHO – NOVA DATA | ONLINE | SÁBADO MANHÃ

Programa de formação externa da SPGPAG 2024

ESCOLA DE PAIS GRUPANALÍTICA
INTERVENÇÃO DE GRUPANÁLISE APLICADA AO TRABALHO COM PAIS
 

Datas: 22 de JUNHO de 2024- 10.00h-12.45h (SÁBADO MANHÃ)

Valor: 60€ Profissionais / 50€ Estudantes

Descrição:

A formação “Escola de Pais Grupanalítica” destina-se a técnicos ligados a pais e crianças que estejam interessados em vivenciar e aprender sobre esta aplicação da Grupanálise, desenvolvida e implementada pela autora desde 2014.

Esta intervenção de curta duração com grupos de pais de orientação grupanalítica tem como objetivo apoiar mães e pais a desenvolver os seus recursos internos, a sua relação com os filhos e a elaborar as dificuldades na parentalidade, que muitas vezes estão ligadas a experiências e relações dos próprios pais frequentemente não compreendidas e não conscientes. Os grupos da “Escola de Pais Grupanalítica” são espaços seguros com um ambiente empático de contenção, onde é estimulada a mentalização, o desenvolvimento emocional e relacional, onde é possível crescer através da vivência. É uma abordagem fundamentada nos conceitos e técnica da Grupanálise (Cortesão, 2008), sendo também influenciada pelas abordagens multifamiliares (Badaracco, 2000) e pela psicoterapia analítica de grupo de curta duração (Lorentzen, 2014).

A formação  terá no máximo 10 participantes e será dividida em duas partes: 1) Parte vivencial em que o grupo funcionará como um grupo de pais, onde os seus membros falam e refletem em discussão flutuante livre, sem temas pré-definidos. 2) Parte analítica e técnica em que será analisada a experiência no grupo de pais, relacionando-a com a presença de características e potencialidades do setting grupanalítico. Serão igualmente discutidos aspetos técnicos específicos desta intervenção assim como resultados empíricos.

Programa:

– Vivência num Grupo de Pais
– Reflexão sobre o Grupo de Pais
– Apresentação introdutória da Escola de Pais Grupanalítica (Contextualização; Parentalidade; Desenvolvimento EPG; Fundamentos teóricos; Objetivos)
– Apresentação específica da Escola de Pais Grupanalítica (Características; Funcionamento; técnico; Especificidades; Resultados empíricos; Mudanças)
– Conclusões e Discussão

Destinatários:

– Profissionais de Saúde e Saúde Mental 
– Profissionais de Educação
– Estudantes de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, entre outros;
– Profissionais da área Social e Comunitária
– Professores
– Pais 
-Educadores
– Associações escolares

Bibliografia:

Badaracco, J. G. (2000). Psicoanálisis Multifamiliar: Los Otros en Nosotros y el
Descubrimiento del sí Mismo. Buenos Aires. Paidós.

Cortesão, E. L. (2008). Grupanálise. Teoria e Técnica. 2ª Edição. Lisboa. Edição da SPG.

Foulkes, S. H. (1975.) Group Analytic Psychotherapy: Method and Principles.
London. Gordon and Breach Science Publishers Ld.

Lorentzen, S. (2014). Group Analytic Psychotherapy: Working with affective, anxiety
and personality disorders. London. Routledge.

Poppe, P. (2018). Apoiar e Desenvolver a Parentalidade na Escola de Pais
Grupanalítica. The Psychologist: Practise & Research Journal Vol 1. Number 1.
Supplement 2. (p.203).

Poppe, P., Teixeira, A. L. (2018) A Grupanálise e as suas Aplicações em Portugal.
The Psychologist: Practise & Research Journal Vol 1. Number 1. Supplement 2.
(p.196). 

Rotenberg, E. (2014). Parentalidades: Interdependencias transformadoras entre
Padres e Hijos. Buenos Aires. Lugar Editorial.

Datas: 
22 de JUNHO (SÁBADO MANHÃ)

Formador
Dra. Patrícia Poppe
Psicóloga Clínica e Grupanalista; Membro Grupanalista da SPGPAG

Modalidade:
Online
(plataforma zoom)

Bibliografia:

Poppe, P. (2018). Apoiar e Desenvolver a Parentalidade na Escola de Pais Grupanalítica. The Psychologist: Practise & Research Journal Vol 1. Number 1. Supplement 2. (p.203). Link

Poppe, P., Teixeira, A. L. (2018) A Grupanálise e as suas Aplicações em Portugal. The Psychologist: Practise & Research Journal Vol 1. Number 1. Supplement 2. (p.196). Link

Revista Pais e Filhos – “Dúvidas em grupo.” Link

Jornal Público – Educação “O miúdo porta-se mal? Não chame a Supernanny” Link

SITE ESCOLA DE PAIS: http://escoladepais.org/

Certificado:
Formação certificada pela DGERT*. 
*O formando poderá obter um certificado mediante presença na totalidade das sessões e realização de um trabalho de reflexão final a entregar ao formador no prazo de até um mês após a data final do curso. 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: spgpag.pt@gmail.com

Partilhe o nosso artigo nas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Poderá gostar também de...