A SPGPAG tem vindo a desenvolver várias edições do Curso de Introdução à Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo, com o objetivo de divulgar e dar a conhecer em novos contextos o modelo Grupanalítico e a Grupanálise.
Destinatários: Profissionais e alunos das áreas das Ciências da Saúde, Educação e das Ciências Sociais e Humanas.
Todos nascemos e vivemos em grupos, desde o grupo familiar, o grupo escolar, de amigos, do trabalho, nas redes sociais, até ao grupo terapêutico. O Ser Humano é eminentemente social e procura a relação. O conceito de saúde e bem-estar encontra-se associado à capacidade de relação com os outros e com os grupos.
Este curso poderá permitir melhorar a capacidade de estar e funcionar em grupo e equipas de trabalho assim como proporcionar um melhor conhecimento de si, nomeadamente na relação com os outros. O grupo é um dispositivo que potencializa as nossas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais com repercussões muito positivas em diferentes áreas de funcionamento.
Será útil para todos os profissionais que trabalham ou venham a trabalhar inseridos em grupos nas sua diferentes vertentes, quer sejam grupos terapêuticos, de supervisão, de discussão ou reflexão, equipas de desempenho, em contexto clínico, escolar ou organizacional.
Será também útil para aqueles que pretendam conhecer o modelo grupanalítico com vista à possibilidade de virem a seguir um percurso como futuros grupanalistas e/ou psicoterapeutas analíticos de grupo.
O curso de introdução à Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo consiste numa parte prática de inserção num grupo experiencial e numa parte teórica sobre os princípios gerais da teoria e técnica grupanalítica e sua aplicação em diferentes contextos. Estas duas componentes serão intercaladas no decorrer do curso.
Tanto a parte teórica como a parte prática são orientadas por grupanalistas muito experientes que poderão transmitir todas as potencialidades desta abordagem terapêutica e desenvolvi mental.
O cariz experiencial do curso implica que os seus participantes estejam presentes durante todo o decorrer do mesmo.
Após o curso será passado um certificado de frequência do mesmo.
Programa:
Parte Prática:
Serão realizados vários grupos experienciais ao longo dos dias de formação
Parte Teórica:
As sessões teóricas serão sobre a aplicação do modelo grupanalítico nas seguintes vertentes:
Grupanálise: Teoria e Técnica. Aplicações da Grupanálise
– A força da relação. O potencial do setting grupal em contexto terapêutico, educacional e organizacional
– Construção de equipas. Sinergia e criatividade nos grupos. A conflitualidade nos grupos e sua gestão. Inovação e Mudança
– O grupanalista/condutor do grupo. Comunicação, liderança/coordenação e suas repercussões nos grupos
Brevemente serão disponibilizadas datas de futuras edições deste curso.