XIV Encontro Luso-brasileiro e XIX Congresso Nacional de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

27 Abr, 2019
XIV Encontro Luso-brasileiro e XIX Congresso Nacional de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

Participe no nosso XIV Encontro Luso-brasileiro e XIX Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo que se realizará na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2019.

A Grupanálise, implementada há mais de meio século em Portugal, trouxe na época uma nova forma de “olhar” a doença mental e revolucionou mesmo a nível hospitalar a forma de a tratar, explicar e interpretar. A aprendizagem da sua teoria e da técnica captou muitos psiquiatras, psicólogos e técnicos de Saúde Mental que a levaram e praticaram intra e extramuros e puderam assim, tratar e analisar, pessoas, a nível patológico, psicológico ou sociológico.
O grupo de análise é um espaço dinâmico onde emergem de uma forma única, as várias matrizes relacionais do indivíduo, que, em relação com outros, as vai podendo vivenciar e compreender, e que torna possível uma nova aprendizagem do Eu, novas formas de se relacionar no intra e no intersubjetivo e de tratar as várias nuances do sofrimento mental.
As várias mudanças que têm vindo a acontecer, a nível tecnológico, laboral, social levaram naturalmente a adaptações da técnica. E foi assim que surgiu na própria Sociedade Portuguesa de Grupanálise, a necessidade de a alargar à Psicoterapia Analítica de Grupo, que se reflete hoje no seu nome.
Os grupanalistas e psicoterapeutas analíticos de Grupo, usam esta forma de analisar e aliviar sintomas, para além dos consultórios privados a outros locais de tratamento da Doença Mental como: Hospitais de Dia; Centros de Saúde ; Instituições de Tratamento de Alcoólicos, Toxicodependentes; Equipas de Psiquiatria Forense, Centros de Reabilitação. Também a outros locais onde a experiência grupal se torna importante: escolas, empresas, associações e outras.
Vários dos nossos associados estenderam a técnica que aprenderam na Grupanálise a outros campos: Famílias e Casais; Arte; Psicodrama; Psicoterapias Breves e algumas outras.
E com eles queremos estar neste Congresso a partilhar experiências e aprendizagens.
Mas a Grupanálise para além dos vários convénios que mantém com algumas instituições a nível nacional estende as suas relações, internacionalmente, sendo os grupanalistas e psicoterapeutas de grupo brasileiros os parceiros mais próximos e presentes, fazendo connosco de 2 em 2 anos um Congresso luso-brasileiro que já vai no XIV Encontro.
O tema deste Congresso luso-brasileiro “O Estado da Arte dos Grupos – o olhar da Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo” visa dar a possibilidade de partilhar experiências a vários níveis, conceptuais, clínicos e sociológicos com outros Sociedades Científicas que trabalham na área da psicoterapia analítica e que nos vão certamente ajudar a entender este “estado da arte”.
Bem-vindos!
Ângela Ribeiro
Presidente do Encontro Luso-brasileiro e Congresso de Grupanálise, membro Titular Didata da SPGPAG, Grupanalista e Médica Psiquiatra

A primeira fase de inscrições decorre até 14 de outubro e os resumos dos trabalhos para comunicação oral poderão ser submetidos até 15 de julho. Enviaremos em breve os subtemas das mesas de discussão.

Faça a sua inscrição aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYCFKveLyzKNZMthP0iYzgcImb3DNnJpMIDw5nlfYi8sd4xA/viewform