RELEMBRAMOS que a Ordem dos Psicólogos Portugueses deu início ao processo de criação das especialidades de psicologia em Portugal. Nesse âmbito, procura reconhecer a atividade de psicoterapia pelos seus membros através da especialidade avançada de psicoterapia.
Dado que as sociedades de psicoterapia desempenham um papel fundamental na formação de psicoterapeutas e na promoção da psicoterapia em Portugal, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Contudo, este protocolo visa contribuir para a melhoria da afirmação da Psicoterapia realizada por psicólogos bem como para a aproximação das formações entre as diferentes associações. Constitui ainda um passo importante para estreitar as relações entre a OPP e as sociedades que formam psicoterapeutas em Portugal e dessa forma, contribui para afirmar a importância da formação em Psicoterapia junto dos clientes.
Assim, ao abrigo do protocolo estabelecido, a Ordem dos Psicólogos Portugueses compromete-se a reconhecer a Especialidade Avançada de Psicoterapia a todos os psicólogos cuja formação em Psicoterapia tenha decorrido nesta associação. Este reconhecimento terá lugar mediante a apresentação de candidatura ao Processo de Especialidades de Psicologia.
Dessa forma, os associados que se encontrem em formação poderão candidatar-se à Especialidade Avançada de Psicoterapia, dispondo de período de 4 anos para concluir a sua formação.
Para mais informações, queira, por favor, aceder a https://www.