SELC – 8 de Fevereiro de 2020

23 Jan, 2020

A próxima sessão do SELC será no dia 8 de Fevereiro de 2020, pelas 10h30, na sede da SPGPAG. Trata-se de uma Sessão de Apresentação de um Grupo de Grupanálise (Tema Clínico) pela Dr.ª Ana Rita Lobo.

Título: Diário a bordo de um grupo

Não tenho medo das tempestades porque aprendi a navegar e a governar o meu barco.
Ésquilo

Resumo: O mar, como antigos gregos o entendiam, era o símbolo da totalidade e do desconhecido. Navegar no mar era uma metáfora para o modo como o ser humano vivia a sua vida: sem rumo ou como um joguete, vítima das circunstâncias e sem poder de intervenção, ou, pelo contrário, com rumo, pilotando o seu próprio destino. Uma boa pilotagem, ou seja, uma aguda consciência do que estava em jogo a cada momento na vida, serviria para ajudar a ultrapassar as “tempestades”, internas e externas. Só uma boa pilotagem, realizada no meio da instabilidade constituinte da realidade, pode conduzir a bom porto.
É com esta metáfora que abro a apresentação de meu percurso como grupanalista, pois revejo nesta concepção não só uma excelente metáfora para a vida, como para a própria prática grupanalítica.
Pretendo com este trabalho mostrar o desenvolvimento do meu trabalho como grupanalista, uma realidade desde 2017, sendo que o grupo de grupanálise (2x por semana) fará 2 anos em Abril deste ano.
Esta apresentação articula material clínico com 4 eixos centrais, que constituem o mapa e as suas rotas, sobre as quais incidem muitas das dinâmicas psíquicas individuais e grupais:

I) Eixo self- outro: ego training in action (Foulkes), Self (Kohut, Descartes, Wittgenstein, Damásio, outros), Narcisismo (Freud, Kohut), Foundation Matrix (Foulkes); Socialismo (Bion)


II) Eixo consciente–inconsciente: manifesto, latente, vida onírica, associação livre, pulsões (Freud, Damásio, Solms)


III) Eixo da comunicação / incomunicabilidade: matrizes (Foulkes, Cortesão, Dinis) interpretação (Freud), níveis de comunicação (Cortesão), níveis de penetração social (Altman & Taylor), autorevelação (Jourard); jogos de linguagem (Wittgenstein)


IV) Eixo Lugar (espaço- tempo) / cuidado (Sorge de Heidegger): Aqui e agora, passado e futuro (Frankl, Heidegger, outros)Vínculos (Bion), Afectos e Emoções (Solms, Damásio, outros), Intersubjectividade (Stolorow, & Atwood), Psicanálise Relacional (Greenberg & Mitchell); relações de objecto (Klein, Fairbairn, outros).


Saudações Grupanalíticas

Mário David

Lara Caeiro