SELC – 5 Fevereiro 2022 – O diagnóstico em psicoterapia, importante para quê?

SEMINÁRIO Eduardo Luís Cortesão
Aberto a membros e não membros da SPGPAG 

Caros Sócios e Colegas Amigos da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

A Coordenação do Seminário Eduardo Luís Cortesão vem anunciar a realização de nova Sessão aberta ao público especializado e interessado (Sócio ou não-Sócio) para participar na apresentação com o tema: 

O DIAGNÓSTICO EM PSICOTERAPIA, IMPORTANTE PARA QUÊ?

RESUMO:
Há uma tendência para se identificar diagnosticar com classificar de acordo com as classificações das doenças mentais; a enumeração e agrupamentos sintomáticos são apenas uma parte do diagnóstico; há muitos outros fatores /variáveis a determinar. Poderemos chamar a esta parte do diagnóstico: psicodinâmico.
Há vários sistemas conceptuais para o diagnóstico psicodinâmico do funcionamento mental e do significado de sintomas e comportamentos.

E PARA QUÊ?
– Ajudar a pensar, a compreender quem nos pede ajuda especializada. Diagnosticar deriva da palavra grega diagnostikós que significa capaz de discernir.
– Como referência conceptual para determinar a origem da psicopatologia manifesta pelos sintomas ego sintónicos (traços de carácter patogénicos e patológicos) e ego-distónicos (sintomas).
– O diagnóstico permite-nos ver novas perspectivas, novos significados, novos vínculos.
– Sem este discernimento hipercomplexo, será difícil compreender os padrões relacionais repetitivos, os vínculos intra e interpessoais, a transferência, compreender/interpretar cada sintoma, sem o que as transformações necessárias e desejadas tendem a não ocorrer.
– Podemos, de certo modo, considerar que o diagnóstico é uma forma de estabelecer vínculos, ligações entre as origens inconscientes do sofrimento e as manifestações deste, sempre numa atitude de dúvida e incerteza.

PRELECTORA:
Dra. Isaura Manso Neto 
Psiquiatra, grupanalista, psicoterapeuta psicanalítica, dual, de grupo, introdutora dos grupos multifamiliares no modelo psicanalítico/grupanalítico em Portugal, membro didata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e sua actual presidente, membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise Relacional.

Última publicação: “The Portuguese School of Group Analysis – towards a unified and integrated approach to theory research and clinical work” ed. Isaura manso Neto and Margarida França – Routledge.

INSCRIÇÕES:
A inscrição prévia é obrigatória e serão aceites somente até ao dia 3 de Fevereiro (Quinta-Feira), através do email: spgpag.pt@gmail.com

VALOR INSCRIÇÃO: Para os Não-Sócios é de 5 euros, sendo gratuita para os Sócios da SPGPAG.

Pagamento será realizado por transferência bancária para:
Banco Santander
IBAN: PT50 0018 0003 3843 5285 020 23
BIC/SWIFT: TOTAPTPL
Morada: Avenida de Roma Nº 43 D – 1700-342 – Lisboa -Portugal

A Coordenação do SELC

Mário David
Lara Caeiro