A SPGPAG

Logo SPG-PAG_Final_661 (2)

A Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo é uma sociedade científica sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e desenvolvimento da Grupanálise e da Psicoterapia Analítica de Grupo com objectivos essencialmente clínicos, terapêuticos, mas também aplicada ao ensino, nas organizações e ao estudo dos processos grupais.

Teve o seu início no Reino Unido, em 1952, com a aplicação aos grupos do enfoque psicanalítico. Foi introduzida em Portugal pelo Prof. Eduardo Luís Cortesão em 1957.

Os seus membros, maioritariamente médicos psiquiatras e psicólogos clínicos, fazem a sua formação em 3 níveis: formação pessoal em Grupanálise, 2 ou 3 vezes por semana em pequenos grupos, precedida de tempo variável em psicoterapia analítica individual; formação teórica e supervisão do trabalho clínico, nos primeiros anos de formação.

A Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo edita um jornal on-line e uma revista em papel anualmente. Organiza também um Congresso anual e um Congresso Luso Brasileiro de dois em dois anos.

Co-organizou vários congressos com as Sociedades internacionais com que tem relações institucionais:
EFPP – European Federation for Psychoanalytic Psychotherapy
EGATIN – European Group Analytic Training Institutes
IAGP – International Association of Group Psychotherapy and Group Processes
GAS International – Group Analytic Society International,

o último dos quais foi o 16 th European Symposium in Group Analysis, em  Lisboa, de 28 de Julho a 1 de Agosto de 2014.

Picture2