O presente módulo de ensino pretende apresentar uma introdução geral e compreensiva sobre os mais recentes dados e conhecimentos sobre o Cérebro e na sua relação enquanto sede de uma Mente debruçando-se em particular, sobre as dimensões Afetivas e Emocionais, aos diferentes níveis da Consciência e à organização das Memórias, partindo dos dados mais recentes nas diferentes áreas de investigação científica, tais como, a neuroanatomia, a neurobiologia, a psicobiologia, a biologia evolutiva, a etologia ou ainda à investigação médica neurológica, e como podemos conceptualizar as possíveis e eventuais correspondências e correlações entre os fenómenos neurobiológicos e neurocognitivos com os fenómenos mentais e psicológicos. Iremos debruçar-mos sobre o problema da relação Cérebro-Mente, confrontados com os mais recentes aportes sobre a evolução e desenvolvimento dos cérebros humanos e de certos mamíferos aparentados.
Também irão ser abordadas algumas das questões, discussões e reformulações que têm sido apresentadas sobre a conceptualização metapsicológica Freudiana e pós-Freudiana em artigos e publicações no âmbito da Sociedade Internacional de Neuropsicanálise (Neuro-PSA) (www.neuro-psa.org), fundada em Londres, em Janeiro de 2000, enquanto fórum de discussão e intercâmbio entre psicanalistas e outros profissionais “psis”, tais como, neurocientistas, neurologistas, neurobiólogos, neuro-filósofos e outros investigadores, pois desde a década dos anos 90 do Século XX que ocorreu um aumento do dialogo e troca de ideias entre os neurocientistas, tais como, Eric Kandel, Oliver Turnbull, António Damásio, Jaak Panksepp, Georg Northoff, Helen Mayberg, ou Vittorio Galese e os psicanalistas como, Mark Solms, Howard Shevrin ou Maggie Zelner (Revista “Neuropsychoanalysis” fundada em 1999).
Neste módulo de ensino, nós iremos abordar, as implicações teóricas e clínicas para a prática psicanalítica e grupanalítica, em particular, sobre a importância da Comunicação (Afetiva e Inconsciente) e a interação Emocional dentro dos processos grupanalíticos, isto é, na Matriz Individual e de Grupal, nos Momentos de Encontro e de Ressonância Emocional em Grupo, nos Processos de Identificação, Momentos Transferênciais e Contratransferênciais.
Formador
Mário David
Médico Psiquiatra de Adultos e Especialista em Toxicodependências e Alcoolismo.
Grupanalista da Sociedade Portuguesa de Grupanálise (SPGPAG)
Ex-Assistente Graduado do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Centro de Atendimento de Toxicodependentes do Restelo (Lisboa) – Instituto da Droga e Toxicodependência (Atual SICAD).
Inscreva-se
Data
4, 11 e 18 de Abril
3 sessões
Valor
90€
Transferência Bancária
Modalidade
Online
Plataforma Zoom
Informações Adicionais
Destinatários
Objectivos
Programa
Avaliação
Bibliografia
Certificado
Destinatários
- Profissionais de Saúde e de Saúde Mental
- Profissionais de Educação
- Estudantes de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, entre outros
- Profissionais da área Social e Comunitária
Objectivos
No final do programa os participantes deverão ser capazes de:
- Ter uma compreensão geral sobre o tema das Neurociências e Neuropsicanálise
- Conhecimento da Neuro-Anatomia Dinâmica do Cérebro e de dados e conhecimentos neurocientíficos mais recentes, em particular no respeitante às Neurociências Afectivas e às possíveis correlações com o Modelo Psicanalítico do Aparelho Mental
- Compreender as implicações conceptuais e de prática clínica em relação a às teorias e práticas Psicanalítica e Grupanalítica
Programa
Sessão 1
Tema: Alguns Dados Básicos sobre a Neuroanatomia, Neurodinâmica e Neurobiologia do Cérebro
– Anatomia Cerebral Lobos e Áreas Funcionais:
Áreas Cerebrais e as suas Conexões Neuronais: Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico (Autonómico ou Vegetativo);
– Córtex Cerebral e seus Lobos e Córtices;
– Estruturas Corticais e Subcorticais: Pré-frontal Orbital Mediano; Córtices Somato-Sensórios e Cingulado; Ínsula, Amígdala, Hipocampo e Hipotálamo;
– Visão Atual da Neuro-Bioquímica Sinapse Neuronal: Comunicação Eletroquímica
– Desenvolvimento Neuronal: Proliferação / Migração / Diferenciação / Apoptosis / Desbaste;
– Árvore Evolucionaria Unitária do Cérebro e Cérebro Triuno;
– Os 4 Cérebros: Visceral, Emocional, de Associação e Cognitivo (+ 5º Cérebro: Intestinal ou Primário);
– O Novo Localizacionismo Neuro-Funcional; As Áreas Recetoras e Áreas de Processamento; Variedades de Mapas (Imagens) (A. Damásio, 2010);
– Relações entre os Níveis de Processamento Emocional (J. Panksepp & L. Biven, 2012);
– Proposta do Funcionamento Neuro-Dinâmico da Cérebro (Jaak Panksepp & Mark Solms, 2012);
– Sistemas Emocionais Primários (J. Panksepp, 1998); Correlações entre os Sistemas Emocionais Primários, as respetivas Emoções Emergentes e os Quadros Psiquiátricos
(J. Panksepp, 1998, 2000);
– O Papel Central na Emocionalidade Cerebral (Circuito Límbico e Amígdala;
– A Consciência Afetiva e A Consciência Cognitiva;
– Correlações Neuronais da Consciência (M. Solms, 2014)
– Circuito do Prazer e da Recompensa e o Princípio da Homoestasia
Sessão 2
Tema: O Cérebro e a sua Relação com os Fenómenos da Emoção (Instintos), as Consciências Afectiva e Cognitiva e os Sistemas de Memória
– AS EMOÇÕES e as suas FUNÇÕES; DEFINIÇÃO OPERATÓRIA (Kleinginna & Kleinginna, 1981);
– A RACIONALIDADE e a COMUNICAÇÃO; Expressão das Emoções: A Expressão Facial;
Emoções, Motivação, Afetos, Sentimentos, Humor: Sentimento Versus Emoção e Emoção versus Humor;
– Teorias das Emoções: T. Periferialistas; T. Behavioristas; Teorias Cognitivistas; Teorias Psico-Evolucionistas; Teorias de Avaliação; Modelo Multidimensional de Plutchik (1980).
– Emoções Primárias versus Secundárias;
– Os Genes e o Meio Envolvente;
– As Neurociências Afetivas:
Os 7 Sistemas Operativos Emocionais (Jaak Panksepp, 1998), as Correlações entre os 7 Sistemas Emocionais Primários, as respetivas Emoções e Sentimentos Emergentes e os Quadros Psiquiátricos;
– Proposta para uma Compreensão Neuro-Dinâmica do Cérebro/Mente; Relações entre os Níveis de Processamento Emocional, o seu Desenvolvimento e a Maturidade Neuronal (The Archaelogy of Mind – J. Panksepp & L. Biven, 2012);
– O CIRCUITO LÍMBICO proposto por JOSEPH PAPEZ e ampliado por PAUL MACLEAN
– O Papel Central na Emocionalidade Cerebral (Circuito Límbico e Amígdala);
– Proposta de Regulação Emocional pelo Sistema Vagal (Porges, Doussard-Roosevelt, & Mait (1994 e 2003);
– Encenação Corporal das Emoções;
– Córtices Primários: o Somato-Sensorial e o Motórico; Representação das Projeções nos Córtex Primários Somato-Sensorial (A) e Motórico (B);
– António Damásio (1994- 2020): A MAQUINARIA CEREBRAL das EMOÇÕES (2003);
– NOVAS TAXIONOMIAS sobre os Afetos / Emoções / Sentimentos;
– Relações entre os Níveis de Processamento Emocional, o seu Desenvolvimento e a Maturidade Neuronal e os Níveis de Controlo das Atividades Afetivo-Emocionais (In: “The Archaelogy of Mind” – J. Panksepp & L. Biven (2013);
– Correlações Neuronais da Consciência Mark Solms (2014); A Consciência Afetiva e a Consciência Cognitiva (J. Panksepp & L. Biven, 2012); Os Níveis de Auto Consciência Emocional; A EXPERIÊNCIA EMOCIONAL e os seus SUBSTRACTOS NEURONAIS: A ORGANIZAÇÃO HIERÁRQUICA; A AUTO-CONSCIÊNCIA REFLEXA das SENSAÇÕES;
– Organização das Memórias de Curto-Prazo e de Longo Prazo;
– Relação entre a Experiência e a Consolidação da Memória.
Sessão 3
Tema: Implicações Neurocientíficas paras a Psicoterapias Individuais e Grupais: Para uma Compreensão Científica sobre a Mente enquanto Aparelho Mental Introdução à Neuro-Psicanálise
– Cérebro Social: Sua Definição: Interação dos Meios (Externo e Interno) com os Processos Psicológicos;
– Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico (Autonómico ou Vegetativo);
– Organização Pré-Frontal Mediana (Estados Mentais de Auto Relacionáveis);
– O Sulco Temporal Superior (Análise de Meios, Fins e Resultados);
– O Córtex Frontal Inferior (Representação das Ações e das Finalidades) (Frith & Frith, 1999);
– Porções Anteriores e Posteriores do Córtex Cingulado (L. Cozolino, 2006);
– Córtex da Ínsula ou “Córtex de Integração Límbica”;
– As Regiões Ativadas por Empatia com as Situações Emocionais;
– A Visão: As 3 Vias do Processamento Visual;
– Os Sistemas de Reconhecimento e a Expressão da Face;
– A Imitação e os Neurónios de Espelhamento; Os Neurónios de Espelhamento (nos Humanos) (Sulco Temporal Superior);
– As Áreas Estimuladas após Visão de Cenas Emocionalmente Carregadas sobre cenas de Equipas de Desporto ou Situações de Rivalidade;
– As Áreas e os Circuitos Cerebrais Envolvidos na Imitação, na Ressonância e na Empatia (L. Cozolino, 2006);
– Os Sistemas Regulatórios: Processos Homeostáticos, Sistema de Regulação do Estresse, Sistema de Regulação do Medo, Sistema de Envolvimento Social;
– Sistema de Motivação Social (do Grupo).
– Obras Fundamentais para o Movimento Neuro-Psicanalítico; INTERNATIONAL NEURO-PSYCHOANALYSIS SOCIETY (N-PSA); Os Congressos Internacionais da Neuro-PSA;
– O seu Fundador: Prof. Mark Leornard Solms;
– O Método de Investigação Neuro-Psicanalítico (Karen Kaplan-Solms & Mark Solms, 2000);
– Quais os Fundamentos Históricos para o surgimento do Movimento Neuro-Psicanalítico?;
S. Freud: o Neurologista e o Psicanalista; A Psicanálise;
– Os Antecedentes Históricos depois de Freud e Antecedentes Próximos para a Fundação da N-PSA;
– Alguns Desafios e fundamentos Científicos para a Neuropsicanálise;
– Os Pressupostos-Base para a Neuropsicanálise;
– Quais as Finalidades do Movimento Neuropsicanalítico e (Neuro-Grupanalítico)?;
– A Fundamentação Científica da Psicanálise pelo Prof. Mark Solms (2017);
– NOVAS TAXIONOMIAS sobre os Afetos / Emoções / Sentimentos; Os 7 Sistemas Emocionais Primários (J. Panksepp, 1998);
– O Aparelho Mental ou Mente;
– A Terapia Psicanalítica; Os principais objetivos de todo o tratamento psicológico e os
Resultados de Eficácia dos Processos Psicanalíticos a Longo Prazo;
– Os Correlatos Anatómicos das Instâncias Metapsicológicas dos Modelo Clássico da Mente de S. Freud (M. Solms, 2013, 2020) Proposto em “O Projeto para uma Psicologia Científica” (S. Freud, 1895/1968);
– Mapa Funcional das Principais Áreas Cerebrais (M. Solms, 2013, 2020);
– Esquema Funcional do Aparelho Psíquico Freudiano Atualizado por Mark Solms (NeuroPsychoanalysis, 2020);
– Considerações Finais.
Avaliação
Apresentação de trabalhos de reflexão sobre os temas do programa
Bibliografia
Tema: Dados Básicos sobre a Neuroanatomia, Neurodinâmica e Neurobiologia do Cérebro
Cobb, M. (2021). Uma História do Cérebro – Passado e Futuro da Neurociência. (Ed. Bertrand – Círculo dos Leitores. Col. Temas e Debates, Lisboa.
Damásio, A. (2003). Ao Encontro de Espinosa: As Emoções Sociais e a Neurobiologia do Sentir. Fórum da Ciência, Publicações Europa-América, Lisboa.
Damásio, A. (2010). Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente. (Ed.) Bertrand – Círculo dos Editores, Col. Temas e Debates, Lisboa.
Damásio, A. (2020). Sentir & Saber – A Caminho da Consciência. (Ed.) Bertrand – Círculo dos Editores, Col. Temas e Debates, Lisboa.
Nolte, J. & Angevine J.B. (2007). The Human brain in Photographs and Diagrams. Ed.Mosby / Elsevier (3ºed.) Filadélfia.
Panksepp J. & Lucy Biven (2012) The Archaelogy of Mind – Neuroevolutionary of Human Emotions. (Ed.) W. W. Norton Company, New York, USA.
Tema: Estruturas e Sistemas do Cérebro Social, Neurobiologia da Vinculação, Implicações da Neurobiologia Interpessoal na Clínica das Psicoterapias Analíticas
Cozolino, L.J. (2006). The Neuroscience of Human Relationships. (Ed.) WW. Norton & Company, Nova York.
Cozolino, L.J. (2002). The Neuroscience of Psychotherapy: Building and Rebuilding the Human Brain. (Ed.) WW. Norton & Company, Nova York.
Damásio, A. (2003). Ao Encontro de Espinosa: As Emoções Sociais e a Neurobiologia do Sentir. Fórum da Ciência, Publicações Europa-América, Lisboa.
David, M. (2010). Neuro-Concepções Integrativas sobre o Desenvolvimento da Emocionalidade, Grupanaliseonline, (Nova Série), pp. 1-16 (www.grupanalise.pt).
David, M. (2012) Impactos Neuro-Científicos para as Psicoterapias Analíticas Grupanáliseonline, (Nova Série), Vol. III (www.grupanalise.pt).
Tema: Introdução à Neuro-Psicanálise e ao diálogo Neuro-Psicanalítico e suas Implicações Clínicas (I)
Damásio A. (2000). O Sentimento de SI: O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. Fórum da Ciência, Publicações Europa-América, Lisboa.
Damásio, A. (2010). Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente. (Ed.) Bertrand – Círculo dos Editores, Col. Temas e Debates, Lisboa.
Damásio, A. (2020). Sentir & Saber – A Caminho da Consciência. (Ed.) Bertrand – Círculo dos Editores, Col. Temas e Debates, Lisboa.
David, M. (2008). O Papel dos Afectos no Funcionamento do Aparelho Mental. Grupanaliseonline, Ano V, (5): 46-56. (www.grupanalise.pt).
David, M. e Caeiro, L. (2019). O Nascimento e o desenvolvimento da Neuro-Psicanálise. Vínculo (Revista do NESME),Vol.17:(1). DOI: 10.32467/issn.19982-1492v17n1p1-24.
Panksepp, J. & Solms, M. (2012) What is neuropsychoanalysis? Clinically relevant studies of the minded brain. Trends in Cognitive Science, 16: 6-8.
Solms, M. (2020): New project for a scientific psychology: General scheme, Neuropsychoanalysis, DOI: 10.1080/15294145.2020.1833361
Solms, M. & Panksepp (2012) The “Id” Knows More Than the “Ego” Admits: Neuropsychoanalytic and Primal Consciousness Perspectives on the Interface Between Affective and Cognitive Neurosciences, Brain Sciences, 2, 147-175; DOI: 10.3390/brainsci2020147.
Solms, M. (2021). The Hidden Spring – A Journey to the Source of Consciousness. Ed. Profile Books, London.
Solms, M. e Nersessian, E. (1999). Freud’s Theory of Affect: Questions for Neuroscience, Neuropsychoanalysis: International Journal of Neuro-Psychoanalysis; Vol.1 (1):5-14, London: England.
Solms, M. & Turnbull O. (2002). The Brain and the Inner World – An Intoduction to the neuroscience of subjective experience. Ed. Karnac (Books) Ltd., London: England.
Solms M. & Turnbull, O.H. (2011) What is Neuropsychoanalysis?. Neuropsychoanalysis, Vol. 13 (2):133-145.
Tema: Introdução à Neuro-Psicanálise e ao diálogo Neuro-Psicanalítico e suas Implicações Clínicas (II)
David, M. (2004a). Comunicação Afectiva / Interacção Emocional no Processo Grupanalítico. Grupanaliseonline, Ano II, (2): 16-23. (www.grupanalise.pt).
Nava, A.S. (2000). Grupanálise em Carne Viva. Revista Portuguesa de Grupanálise, n.º 2 (nova série), pp: 59-91. (www.clinicatagide.pt)
Nava, A.S. (2003). O Cérebro Apanhado em Flagrante. Colecção Vértices nº 12, Editores Climepsi, Lisboa: Portugal.
Nava, A.S. (2003a). Inconsciente e Grupanálise: Poder ir mais além, Grupanaliseonline, Ano I, (1): 37-42. (www.grupanalise.pt).
Nava, A.S. (2005). Empatia e Grupanálise: uma abordagem integradora. Revista da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais de Estado de São Paulo) Nº 2, Brasil. (www.clinicatagide.pt).
Nava, A.S. (2006). Na Sala dos Espelhos: Empatia, Psicoterapia e Grupanálise. Colecção Vértices nº 16, Editores Climepsi, Lisboa: Portugal.
Nava, A.S. (2006a) Neurosciences and Group Analysis: An Explanatory Hypothesis. Group-Analysis, Vol. 39: (2) June 2006:171-184. (www.clinicatagide.pt).
Nava, A.S. (2007). Empathy and Group Analysis: An Integrative Approach. Group-Analysis, Vol. 40 (1) March 2007:13-28. (www.clinicatagide.pt).
Nava, A.S. (2008). Padrão / Matriz / Processo Grupanalítico /Empatia, Grupanalise.pt, Ano IV, (4): 8-14. (www.grupanalise.pt).
Solms, M. (2013). The Conscious Id, Neuropsychoanalysis: An Interdisciplinary Journal for Psychoanalysis and the Neurosciences, 15:1, 5-19, DOI: 10.1080/15294145.2013.10773711 To link to this article: http://dx.doi.org/10.1080/15294145.2013.1077371
Solms, M. (2019). The Neurobiological Underpinnings of Psychoanalytic Theory and Therapy. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 12, 294. DOI: 10.3389/fnbeh.2018.00294 [Republished as a Frontiers e-book: Javanbakht, A. and Alberini, C. (eds.) Neurobiological Models of Psychotherapy, 2019).]
Solms, M. (2021). The Hidden Spring – A Journey to the Source of Consciousness. (Ed.) Profile Books, London.
Solms, M. & Panksepp (2012) The “Id” Knows More Than the “Ego” Admits: Neuropsychoanalytic and Primal Consciousness Perspectives on the Interface Between Affective and Cognitive Neurosciences, Brain Sciences, 2, 147-175; DOI: 10.3390/brainsci2020147
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