Formadoras
Dra. Isaura Manso Neto
Dra. Cláudia Martins
Data
24 de Junho 2023
Valor
60€ (50€ preço estudantes)
Modalidade
Presencial e online
Informações Adicionais
Objetivos
Introdução
Método
Resultados
Certificação
Objetivos
Neste curso de introdução pretendemos refletir, através da investigação que temos vindo a realizar, sobre as implicações da terapia online e híbrida em cada membro e na matriz do grupo ou na pessoa em psicoterapia dual.
No final da acção de formação os formandos poderão:
- Ter maior sensibilidade para as questões do funcionamento da psicoterapia (individual/dual ou em grupo) num setting híbrido;
- Desenvolver noções dos impactos desta modalidade na técnica psicoterapêutica e nos processos psicoterapêuticos;
- Conhecer investigação actual sobre a modalidade híbrida
Introdução
As autoras têm trabalhado com grupos de Grupanálise com membros à distância, desde 2015. As razões têm sido o deslocamento frequente de membros dos grupos por motivos profissionais, férias e doenças e mais recentemente o contexto pandémico.
As autoras também têm uma vasta experiencia em psicoterapias analiticas duais online.
Na pandemia, os grupos e psicoterapias duais foram realizadas maioritariamente online,atualmente fazemos muitas das psicoterapias duais e dos grupos em formato híbrido, por motivos diversos.
O objectivo do nosso estudo é compreender as principais implicações no processo terapêutico, nomeadamente a comunicação, a vinculação, a mentalização, a expressão de emoções, a sexualidade e a agressividade, contra-transferência e padrão do grupanalista e psicoterapeuta, tanto no setting online como híbridos.
Método
Aplicamos questionários aos membros dos grupos híbridos (2018) e online (2022) para estudar as principais implicações no processo terapêutico. Assim como os processos contratransferênciais dos grupanalistas.
Resultados
Nos grupos híbridos verifica-se situações de assimetria na matriz do grupo, sendo vividas de forma diferente, de acordo com o estar em presença ou on-line. Para os membros que estão presencialmente, o estar on-line é frequentemente vivido como um privilégio: «síndroma do Menino Jesus», atendendo a que a disposição das cadeiras
muda criando-se um semi-círculo em frente do écran; quando aos membros do grupo que estão online, os sentimentos de não pertença/exclusão tendem a dominar.
Nos grupos online (com conhecimento prévio dos membros do grupo) assemelham-se ao funcionamento dos grupos presenciais.
Certificação
Formação acreditada pela DGERT, mediante presença (online ou presencial) na totalidade do módulo.
Inscreva-se
As inscrições deverão
Pagamento será realizado por transferência bancária para: Banco Santander
IBAN: PT50 0018 0003 3843 5285 020 23 BIC/SWIFT: TOTAPTPL Morada: Avenida de Roma Nº 43 D 1700-342 – Lisboa -Portugal
Enviar comprovativo de pagamento para: spgpag.pt@gmail.com