Curso de Formação

A Formação para grupanalista implica as seguintes etapas:

1. Análise pessoal em Grupanálise com um grupanalista titular com funções didáticas, um grupanalista titular ou um grupanalista

O grupanalista, condutor do grupo está treinado para esta observação e para a sua tradução de forma considerada como adequada e suportável por cada membro do grupo. O grupo conduzido desta forma proporciona o desenvolvimento da capacidade e liberdade de pensar, com potencial transformador.

2. Curso Teórico-Técnico em Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

A Grupanálise tem sido também aplicada ao ensino com grandes vantagens em termos do enriquecimento do processo de aprendizagem dada a potenciação rápida do confronto de várias perspectivas, propiciando novos enfoques, gerando uma aprendizagem mediada pela estimulação da liberdade de expressão e partilha de duvidas e reflexões.

3. Prática Grupanalítica

O candidato poderá conduzir grupos de grupanálise, grupos de psicoterapia de base analítica (uma sessão semanal) e psicoterapias em contexto dual de base analítica, a partir do terceiro ano de formação teórica.

4. Supervisão

A supervisão deverá ser feita por um membro Didata da SPGPAG.

O curso teórico destina-se exclusivamente a membros candidatos em treino.

Primeiramente, os interessados nesta formação deverão requerer por escrito à Direção da SPGPAG a sua admissão e apresentar o seu “curriculum vitae”.

São reconhecidos como curriculum base os seguintes cursos:

Os pedidos de admissão devem ser enviados à Direção da SPGPAG no período compreendido entre 1 de Outubro e 31 de Agosto.

A propina anual do curso tem um custo de 550 euros.

Coordenação

Maria João Centeno

Gestor do Curso de Formação

Isabel Fialho

Coordenadora Pedagógica

Programa da Formação

Descubra mais sobre as diferentes áreas de Formação empregues pela SPGPAG.