SELC ABERTO A MEMBROS E NÃO MEMBROS: GRUPOS PSICOTERAPÊUTICOS HOJE – QUANDO A DISTÂNCIA NOS APROXIMA

Aos Sócios e Amigos da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia de Grupo (SPGPAG) e aos Colegas Brasileiros Sócios do NESME (São Paulo-Brasil). A Coordenação do Seminário Eduardo Luís Cortesão anuncia a realização de uma Sessão Teórica a 9 de Julho  Via ZOOM entre as 10H15m e às 12H45m apresentada por:

Dra. Isaura Neto – Presidente da SPGPAG, Grupanalista Didacta
-Médica Psiquiatra, Grupanalista didata da SPGPAG, Actual Presidente da SPGPAG.
– “Full Member” da Group Analytic Society International; membro da sua Direcção de 2007-2014. Delegada da SPGPAG na EFPP.
– Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. 
– Membro fundador da Asssociação Portuguesa de Psicanálise Relacional.
Introdutora da Grupanálise Multifamiliar em Portugal em 2001, inspirado no modelo de Garcia Badaracco (2000).
– Chefe de Serviço da carreira Hospitalar. Chefia do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do HSM 2000-2008.
– Prémio Jane Abercrombie Prize 2011, com a sua equipa.
– Mantém-se como Psicoterapeuta Psicanalítica Dual e de Grupo.

-Actualmente trabalha com 4 grupos no privado: 3 de Grupanálise: 1, 3 vezes/semana; 2, 2 vezes por semana e 1 de Psicoterapia Analítica de Grupo 1 vez por semana. Durante o confinamento obrigatório pela pandemia sempre online.


Dra. Maria João Centeno – Grupanalista
– Psicóloga, licenciada em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Mestre em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
– Membro Efetivo da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG) e Membro Associado do Group Analytic Society International (GASi)
– Especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – cédula 7000; Certificado Europsy em Psicologia (EFPA)
– Psicoterapeuta Analítica dual, de grupo e multifamiliar, no Hospital de Dia e na Consulta Externa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria (Lisboa).
– Atualmente conduz em coterapia 2 grupos de psicoterapia analítica e 1 grupo multifamiliar, no Hospital de Dia de Psiquiatria do CHULN-HSM, e 6 grupos de psicoterapia analítica na Consulta Externa do mesmo Centro Hospitalar (nas modalidades presencial e videoconferência).
– Atividade privada como Psicoterapeuta Analítica Dual nas modalidades presencial e por videoconferência. 

Título:
GRUPOS PSICOTERAPÊUTICOS HOJE – QUANDO A DISTÂNCIA NOS APROXIMA

Resumo:

Ao longo da nossa experiência temos constatado a existência de várias modalidades grupais, que apesar de terem características e objetivos diferentes, se baseiam num enquadramento analítico grupal, sendo conceptualizadas e conduzidas por analistas de grupo.

Interrogámo-nos então, sobre quais seriam as principais diferenças, semelhanças, ligações e fronteiras entre a Grupanálise em sentido estrito (GA), e a Psicoterapia Analítica de Grupo (PAG) com objetivos primariamente terapêuticos, e a Grupanálise em sentido lato, que inclui contextos grupais com finalidades diferentes.

No capítulo 2 do livro “The Portuguese School of Group Analysis – Towards an unified and integrated approach to theory, research and Clinical Work, (2021)”, procurámos responder a essa questão. 

Para operacionalizar criámos quadros comparativos, a fim de enfatizar as principais diferenças e semelhanças entre os vários enquadramentos de grupo estudados.

Da análise que fizemos concluímos que alguns tinham características comuns com a Grupanálise terapêutica configurando aquilo a que chamámos um Espectro Grupanalítico.

Tendo em conta que as nossas considerações foram escritas no período pré-pandémico, (o livro foi editado no início de 2021), e que o período pandémico, como todos sabemos, veio impulsionar a utilização das modalidades de comunicação à distância, propomo-nos nesta sessão do SELC fazer uma reflexão /discussão com os participantes, o mais interativa possível, sobre o que eventualmente poderá ter mudado nas várias modalidades do Espectro Grupanalítico, considerando as diferenças entre o setting presencial (analisado no capítulo do livro) e o atual setting online, incluindo a modalidade mista (elementos do grupo presentes e outros online; ou sessões presenciais intercaladas com sessões online).

Referencia Bibliográfica: 
Neto, I.M. Centeno, M.J. (Chap. 2, Group Analysis – A Cluster Identity Redefining/Rethinking Group Analysis, In Portuguese School of Group Analysis- Towards an unified and integrated approach to theory, research and Clinical Work, 2021

Inscrições Aceites somente até ao dia 7 de Julho: 

Para os Sócios da SPGPAG é Gratuita

Não Sócios a Inscrição tem o valor de 10 euros

LINK INSCRIÇÃO: https://forms.gle/C42f9JNHQ5d8gQYw7

Pagamento será realizado por transferência bancária para:
Banco Santander
IBAN: PT50 0018 0003 3843 5285 020 23
BIC/SWIFT: TOTAPTPL
Morada: Avenida de Roma Nº 43 D – 1700-342 – Lisboa -Portugal

Enviar comprovativo de pagamento para: spgpag.pt@gmail.com

As nossas melhores saudações grupanalíticas
Mário David
Lara Caeiro