Programa do XVI Congresso Nacional da SPGPAG “Pessoas como Nós”

5 Set, 2016
Programa do XVI Congresso Nacional da SPGPAG “Pessoas como Nós”

Consulte as informações mais detalhadas e inscreva-se através do

programa interativo do XVI Congresso Nacional da SPGPAG!

O tema do XVI Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo – “Pessoas como nós” – traduz um sinal dos tempos e constitui, ao mesmo tempo, uma marca da Grupanálise Portuguesa.

Arte dinâmica, que se tem adaptado aos novos tempos, e contemporaneidade da informação científica, preconizada e incentivada por Eduardo Luís Cortesão desde o início, têm concorrido harmoniosamente para fazer da Grupanálise Portuguesa aquilo que ela é hoje.

Ao longo do seu crescimento, a Psicanálise evoluiu do intrapsíquico para o relacional e para o intersubjetivo. E, do ponto de vista terapêutico, da interpretação como fator proeminente para a relação como um elemento terapêutico em si mesmo.

Nascida da Psicanálise, a Grupanálise, pelo contrário, fundou a sua natureza e a sua identidade na relação.

O seu caráter analítico e a valorização do indivíduo no contexto relacional do grupo são as marcas distintivas da Grupanálise Portuguesa.

O indivíduo, portanto. E não o grupo, predominantemente. O grupo constitui uma entidade importante, certamente. Mas não é uma entidade abstrata. É um conjunto de indivíduos. De pessoas. A pessoa de cada um dos analisandos e a do analista. A pessoa que está por detrás de cada um de nós.

Os analisandos, dirão os analistas, são pessoas como nós.

Os analistas, dirão os analisandos, são pessoas como nós.