supervisaoGrupos de Discussão

Um Grupo de Discussão orientado psicanaliticamente envolve um tema e um contexto procurando, num ambiente de maior simetria, partilhar o conhecimento, o pensamento e as associações em torno do assunto em causa. Por norma ocorre em encontros científicos, mas tem outros tipos de aplicação, nomeadamente nos cuidados primários em acções de educação para a saúde, ou ainda em ambiente escolar.

Em contextos como os referidos a comunicação do saber é, por norma, bastante assimétrica. Assim, tomando um Congresso como exemplo, após as apresentações formais – conferências, mesas redondas, painéis – os participantes, oradores e público, são divididos em pequenos ou médios grupos. Nestes, um ou dois condutores procuram criar as condições para uma discussão mais horizontal e livre.

Para além de envolver o grupo na tarefa, promover a circularidade e estabelecer os limites, o condutor mantém uma escuta flutuante que lhe permite fazer ligações entre o tema em causa, a dinâmica do grupo e o contexto da discussão. Este trabalho possibilita aprofundar a aprendizagem e o conhecimento pela via da experiencia de partilha.