17th International Symposium GASI – Berlim 15-19 Agosto de 2017

1 Mai, 2016
17th International Symposium GASI – Berlim 15-19 Agosto de 2017

É com grande prazer que a Goup Analytic Society Internacional (Gasi) em cooperação com o Berliner Institut für Gruppenanalse e a Deutsche Gesellschaft für Gruppenanalyse und Gruppenpsychotherapie (D3G) vem convidá-lo para o 17º Internacional Simpósio em Grupanálise –  Crossing Borders: Social, Cultural and Clinical Challengesem, em Berlim de 15 a 19 agosto de 2017.

O tema do Simpósio vai direto ao centro do problema dos milhares de pessoas que se movimentam para longe das guerras e da pobreza, ou seja, na passagem das fronteiras. No contexto social existe um crescente medo de ser invadido por refugiados e imigrantes e sobretudo um medo de ataques terroristas. O nosso mundo atual é rápido e em constante mudança. É uma aldeia global onde a mistura e o choque de culturas colocam novos desafios para indivíduos, famílias, grupos e organizações devido ao perigo de desintegração social. Como analistas de grupo e psicoterapeutas de grupo temos alguns instrumentos poderosos para ajudar a compreender e a analisar os fenômenos que vemos à nossa volta e esperemos que também posamos ser fundamentais para ajudar grupos de pessoas. Alguns podem dizer que não somos capazes de resolver problemas nesta escala maciça como eles são
agora, mas não devemos nos deter mas antes tentar usar e aplicar o conhecimento que temos sobre a dinâmica consciente e inconsciente de grupos pequenos e grandes e deste modo contribuir para tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Juntos, podemos reunir ainda mais conhecimento através da partilha de experiências da clínica de grupos, organizações e de projectos científicos.

A partilha de ideias teóricas, pesquisa e experiência clínica do participantes do simpósio será fundamental para elevação da efetividade e qualidade do método de grupo analítico. O simpósio irá dar-lhe a oportunidade de explorar o tema em ambos os sentidos teóricos e experiencial. Através de palestras, papers, apresentações de painéis e oficinas e através da participação em pequenos, médios e grandes grupos. O simpósio também irá dar-lhe a oportunidade para expandir a sua rede profissional e de se encontrar com amigos e, não menos importante,
para desenvolver ligações através das fronteiras nacionais e culturais.

Estamos desejosos para vê-lo em Berlim, em agosto de 2017.

Kurt Husemann e Gerda Winther